Grupos de Trabalho

*Veja resultados de propostas de poster no final da página

ATENÇÃO AS SESSÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO ACONTECERÃO NA ESCOLA PADRE CÍCERO (Ao lado do Memorial Padre Cícero, na Praça do Socorro)


GT 1: OUTROS LUGARES DE MEMÓRIA: TERRITÓRIOS, TRADIÇÕES, RELIGIOSIDADE E SABERES DOS DEVOTOS DE PADRE CÍCERO

Coordenadoras:

Dra.Elis Regina Barbosa Angelo - UFRRJ
Dra. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros - UERJ

Os lugares de memória se formam tanto da intenção em manter viva a imagem quanto a seleção de uma organização voluntária, intencional e/ou seletiva de aspectos do passado. A memória vive e prevalece na medida em que objetos, sentidos e saberes a referencia, pois, nasce de um sentido formado a partir do conceito de que não há memória espontânea, considerando a necessidade que se tem em acumular vestígios, testemunhos e documentos sobre o passado, capazes de formar provas e registros dos aspectos que o referenciam. Os arquivos, bibliotecas, objetos e instrumentos que de certo modo tem a missão de salvaguardar a memória, ao passo que ela vai sendo incorporada com uma finalidade de valorizar aspectos específicos de pessoas, lugares e sentidos, formam acervos e promovem o rememorar de outras temporalidades. Esses lugares de memória reivindicam o direito de "cultivar" e mostrar os seus atributos sobre quem ou o que "são" os símbolos, imagens, pessoas e lugares que identificam a cultura nas suas mais diversificadas dimensões. Esse GT busca agrupar pesquisadores que abordem aspectos ligados à devoção ao padre Cícero Romão Batista fora do nordeste, condensando pesquisas que abordem religiosidade, território, espaço e saberes nas suas mais diversificadas formas e metodologias, a fim de compreender como vem sendo abordada a cultura do povo devoto nos processos de migrações e construções em outros territórios do país e do mundo.

Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • A FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO COMO "LUGAR DE MEMÓRIA": ACERVO E IDENTIDADE AOS DEVOTOS DO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - Autores: MARIANA COSTA DE ARAUJOELIS REGINA BARBOSA ANGELO.
  • A FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO NO RIO DE JANEIRO: DOCUMENTOS, MEMÓRIAS E O OLHAR DO TURISTA - Autores: GABRIEL DE ALMEIDA MARTINS; ELISA PAES SILVA; ELIS REGINA BARBOSA ANGELO. 
  • NOVAS ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICAS DA FIGURA DE PE. CÍCERO ROMÃO BATISTA - Autor: JOÃO VICTOR PEREIRA DA SILVA.
  • COMO 'AVES DE ARRIBAÇÃO': A METÁFORA DO CAMINHO NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE -CE. - Autor: MATEUS PINHEIRO .
  • "O PRIMEIRO LIVRO DO MUNDO": A "MISSÃO ABREVIADA" E O CATOLICISMO PENITENCIAL EM JUAZEIRO DO NORTE, CE. - Autor: ROBERTO VIANA DE OLIVEIRA FILHO.

Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • A FÉ EM SÃO SEBASTIÃO E A RELIGIOSIDADE POPULAR VIVENCIADA PELA COMUNIDADE DE TABOLEIRO DOS MENDES.  - Autor: EZAEL VIEIRA DE MORAIS .
  • A CONSTRUÇÃO DE MEMORIAS NO UNIVERSO COTIDIANO DA PRAÇA PADRE CÍCERO - Autores: ELIZABETE FERNANDES DOS SANTOS; LARYSSA TAYNÁ MATIAS DE SOUSA; AURILENE LUNA BARBOSA .
  • TERRITÓRIO RELIGIOSO E ECONÔMICO: UMA ANÁLISE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE - Autores: FABYANO NOGUEIRA DE BRITO, 
  • FRAGMENTOS DA CIDADE: FOTOGRAFIA E MEMÓRIA, UM ESTUDO SOBRE O BAIRRO FRANCISCANOS - Autor: GEORGE WILSON FEITOSA VIEIRA

GT 2: ENSINO RELIGIOSO, ROMARIAS E DIVERSIDADE 

Coordenadores:
Ms.Emanuel Marcondes de Souza Torquato - UFCA
Ms. Francisco José da Silva - UFCA
Ms. Leda Mendes Pinheiro -UFCA

No mundo contemporâneo a religião continua a existir e coexistir de maneira fragmentada, porém interativa em suas experiências na relação das forças reguladoras e até mesmo institucionais de controle. No âmbito da autonomia e da liberdade de escolhas e opções, as sociedades contemporâneas tecem no emaranhado dos tecidos socioculturais e religiosos, sua teia como estratégia de espaços alternativos de sentido e de equilíbrio entre a humanidade, a natureza e o transcendente, possibilitando a vivência das experiências sagradas no âmbito pessoal e na articulação coletiva das subjetividades. O fenômeno religioso estende-se pelos vários e diferentes tecidos socioculturais e geo-humanos, produzindo sentidos, construindo sistemas simbólicos, forjando ethos e possibilitando difusas discussões. O palco das romarias em Juazeiro do Norte, a experiência em torno das narrativas acerca do Pe. Cícero, a Mãe das Dores, a Beata Maria de Araújo, o romeiro e a fé, forjam diversos cenários intercomunicantes. É a partir da pluralidade religiosa, da vivência das diferentes religiosidades e da diversidade de sua interpretação e abordagens teórico-metodológicas nas romarias, que somos instigados a uma discussão interdisciplinar. A abordagem interdisciplinar possibilita os olhares múltiplos para os temas e processos ligados à constituição da contemporaneidade, assim como o papel e o lugar da religião em todo esse processo. Desse modo, a abordagem interdisciplinar torna-se um método indispensável para o estudo e a pesquisa das religiões no âmbito da educação e do ensino religioso, objetivando o esclarecimento sobre a liberdade de opções no âmbito das crenças religiosas e de seu campo hermenêutico, assim como promovendo o exercício dos quadros de direitos e de cidadania na construção da democracia Este GT pretende contribuir com o debate, promovendo o interesse pelo tema na academia e na sociedade.

 - Sessão única: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DOS 20 ANOS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LEI 9.394 DE 1996 - Autor: ROGÉRIO PAIVA CASTRO; ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA.
  • ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS - Autores: ROGÉRIO PAIVA CASTRO; ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA .
  • A PLURALIDADE CULTURAL E O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR  - Autora: SOCORRO ALVES FERNANDES
  • O PADRE CÍCERO SOB O OLHAR DA TEOLOGIA E DA FILOSOFIA - Autor: MARIA CÉLIA DOS SANTOS
  • O JORNAL AÇÃO E A INSTAURAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA (1965 A 1982)  - Autores: VANUSA ALEXANDRE FERREIRA;  PAULA CRISTIANE DE LYRA SANTOS 

GT 3: GÊNERO, RELIGIÃO E SEXUALIDADES NO CARIRI CEARENSE

Trabalhos remanejados para o GT 7.


GT 5: HISTÓRIA ORAL E O SAGRADO 

Coordenadoras:
Ms. Ana Cristina de Sales - URCA
Ms. Maria Arleilma Ferreira de Sousa -URCA

O objetivo deste Grupo de Trabalho (GT) é promover o debate no campo das pesquisas históricas e áreas afins, com estudantes (nível de graduação e pós-graduação) e docentes (níveis básico e superior), sobre as abordagens culturais na perspectiva de uma História da Igreja ou uma História das Práticas Religiosas, em que pese, naturalmente, a diversidade institucional e devocional do cristianismo brasileiro multifacetado e, de outras práticas de religiosidade, a partir do hibridismo cultural. Bem como promover o diálogo com a metodologia da história oral. Esta prática metodológica permite compreender a vida dos sujeitos envolvidos diretamente no trabalho estudado. Por isso, é reconhecida como história viva, as narrativas de memória são acionadas pelos historiadores enquanto parte do contexto histórico que contribuem na compreensão dos processos sociais, entendendo, assim, a experiência humana em suas múltiplas dimensões. Dessa forma esperamos reunir pesquisas que tratam dos mais diversos ritos de santidade e experiências religiosas como tema e objeto.

 Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • EM TORNO DO MITO VIVIFICADO NA DEVOÇÃO PENITENTE - O ONDE DO PADRE CÍCERO, NAS NARRATIVAS E CAUSOS DO PENITENTE JOÃO - Autores: JOSÉ OLINDA BRAGA; ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA .
  • MEMÓRIAS, NARRATIVAS E IMAGENS DE RESISTÊNCIA E REINVENÇÃO NA PROCISSÃO DE "SÃO JOSÉ DE  BAIXO" - Autor: ANTONIO GEORGE LOPES PAULINO .
  • MEMÓRIAS SOBRE O MOVIMENTO DOS PADRES CASADOS NO CARIRI CEARENSE - Autora: MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA. 
  • SEDE ETERNA: AS RELAÇÕES COM OS MORTOS NO SEMIÁRIDO CEARENSE - Autores: ANTONIO RENALDO GOMES PEREIRA; ANA ALICE LIMA DE SOUSA .
  • RUMORES DE LÁ E DE CÁ: SONORIDADES DOS MORTOS NAS MEMÓRIAS DO CARIRI - Autor: CÍCERO JOAQUIM DOS SANTOS.
  • ENTRE O NOVO E VELHO: AS ROMARIAS EM JUAZEIRO DO NORTE - Autoras: CÍCERA IRIA MOREIRA SANTANA; ANA VIVIANE VIEIRA LUCENA.
  • AS REZADEIRAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NA CIDADE DO CRATO - Autoras: KÉVIA DANIELE DA SILVA
  • PRÁTICAS E RITOS DA RENOVAÇÃO: FESTA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO CARIRI CEARENSE - Autora: RÚBIA MICHELINE MOREIRA CAVALCANTI. 

Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • A CURA DE LAURINDA - Autora: JOSEFA NUNES PINHEIRO 
  • CULTO À BENIGNA EM SANTANA DO CARIRI/CE: OS USOS DA MEMÓRIA NO SÉCULO XXI - Autora: TATIANA OLEGÁRIO DA SILVA .
  • REQUISITOS DO SAGRADO: CONSTRUÇÃO DA SANTIDADE DE MARIA DE BIL E MARIA LICOSA NA CIDADE DE VÁRZEA ALEGRE-CE.- Autor: WESLLEY DA SILVA LIMA. 
  • EX-VOTOS COMO REPRESENTAÇÃO DA GRAÇA ALCANÇADA - Autores: ANA ALICE LIMA DE SOUSA; ANTONIO RENALDO GOMES PEREIRA .
  • CRUZEIRO DO TAQUARI: SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO PELO SIMBOLISMO DA CRUZ - Autoras: CAMILA GUEDES DE OLIVEIRA; MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA .
  • A CONSTRUÇÃO DA SANTIDADE FEMININA NO CARIRI CEARENSE - Autora: WELINAIDIA DE SOUSA GENEROSO


GT 6: A EXPERIÊNCIA DA ROMARIA E SEUS SIGNIFICADOS

Coordenadoras:
Ms. Adriana Maria Simião da Silva -URCA/UFC
Dra. Ercilia Maria Braga de Olinda - UFC
Dra. Maria Paula Jacinto Cordeiro - URCA

Os romeiros que se dirigem a Juazeiro do Norte são motivados por ampla variedade de interesses, além do devocional. Além da participação institucional da Pastoral e outros setores da Igreja Católica, muitos agentes sociais com variadas intenções de proveito nas romarias também a ela agregam sentidos. De outra forma, as romarias também podem ser analisadas sob recortes específicos entre seus participantes: mulheres, jovens, idosos. A partir da realidade produzida no enfoque das nuances das romarias, destacamos aquelas que as caracterizam como movimento romeiro, festa e culto, no recorte de experiências sociorreligiosas, culturais e biográficas. Este grupo de trabalho atenta para a necessidade de se ampliar as dimensões de compreensão que abrangem a produção de significados diante da disputa simbólica das designações em que a noção tradicional de romaria é colocada em jogo. Se de um lado é entendida como peregrinação, representando um modelo de comunidade emocional e religiosa, a tessitura da experiência romeira também comporta uma miscelânea de experiências de alteridade e outras vivências que se descortinam nas perspectivas de análise da relação do indivíduo consigo mesmo, com a coletividade em seu "o aspecto plural", com o sagrado da devoção e com o lúdico da festa em todas as implicações sociais que perpassam esse cenário na contemporaneidade. É nessa dimensão experiencial que propomos discutir a complexidade multidimensional desse campo de investigação, destacando as diversas possibilidades de abordagens metodológicas - etnográficas, (auto)biográficas, documentais, sondagens, entre outras.

Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero 

  • TRAÇANDO TEIAS ENTRE O PASSADO E O PRESENTE - A IGREJA CATÓLICA E AS ROMARIAS EM JUAZEIRO DO NORTE: UMA BREVE REFLEXÃO - Autores: FRANCISCA SILVA CLEMENTE; GERÔNIMO COELHO PINHEIRO; SISLÂNDIA MARIA FERREIRA BRITO. 
  • JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO: REFLETINDO ACERCA DAS ROMARIAS DE 2016 - Autoras: CARLA GUEDES DE OLIVEIRA; GEISSYELE SILVA MASCARENHAS; SISLÂNDIA MARIA FERREIRA BRITO. 
  • A ROMARIA DO PADRE CÍCERO E SENTIMENTO DE DEVOÇÃO E FÉ DO ROMEIRO - Autor: CELIA MAGALHAES.
  • OS ROMEIROS DE PADRE CÍCERO E A LUTA PELOS MEIOS DE TRANSPORTE. - Autor: JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
  • PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA: DA CANONIZAÇÃO POPULAR À CANONIZAÇÃO OFICIAL - Autora:JACINTA ALVES DE LIMA

Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero 

  • IMPLICAÇÕES E AFETOS NA PESQUISA EM ROMARIAS - Autora: ADRIANA MARIA SIMIÃO DA SILVA
  • SINGULARIDADES DA PESQUISA QUANTITATIVA EM ROMARIAS - Autora: MARIA PAULA JACINTO CORDEIRO.
  • CRENÇAS SOBRE O PADRE CÍCERO NOS DISCURSOS DOS ADEPTOS DO VALE DO AMANHECER DE JUAZEIRO DO NORTE - Autoras: ERCÍLIA MARIA BRAGA DE OLINDA; GERCILENE OLIVEIRA DE LIMA.
  • "É UMA COISA MINHA!": ANALISANDO A RELIGIÃO ATRAVÉS DAS FALAS DAS CRIANÇAS DO GRUPO YIREZINHO - Autoras: LARYSSA TAYNÁ MATIAS DE SOUSA; ELIZABETE FERNANDES DOS SANTOS; PRISCILA RIBEIRO JERONIMO DINIZ; RENATA MARINHO PAZ .
  • OLHARES PLURAIS SOBRE UM MESMO OBJETO: OS "RITOS DE PASSAGEM" NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE - Autor: MATEUS PINHEIRO


GT 7: SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE: FLUXOS DA DIVERSIDADE NO CARIRI DO PADRE CÍCERO

Coordenadoras:
Dra. Iara Maria de Araújo - URCA
Ms. Antônia Eudivania de Oliveira Silva - URCA/UFRN

A proposta do GT Sexo, gênero e sexualidade: fluxos da diversidade no cariri do Padre Cícero tem a intenção de provocar discussões sobre a normatização dos gêneros e as formas de subversão do olhar heteronormativo. Tencionar formas, naturalizadas, explicativas para os processos constitutivos das identidades sexuais e de gênero e que apontem para modos plurais de afirmação de diferenças, considerando os contextos sociais, culturais e discursivos e suas formas de regulação e normatização por instituições como família, escola, igreja. Desse modo, o GT se propõe a discutir temas que perpassem os conceitos de sexo, gênero e sexualidade onde a intersecção com outros marcadores sociais como violência, etnia, educação, classe social, religião, dentre outros estejam em análise. Assim, situações de campo, metodologias de pesquisa e discussões teóricas que envolvam as questões acima serão o foco do grupo de trabalho.

- Sessão única: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO- Autores : FELIPPE GONÇALVES VALDEVINO .
  • VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA AS MULHERES NA CIDADE DE CRATO: UMA ANÁLISE DOS CÓDIGOS PENAIS BRASILEIROS DE 1830 E 1940- Autoras : MARIA CLARA ARRAES PEIXOTO ROCHA; ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ .
  • PAIXÃO, VIOLENCIA E SANTIDADE: CASOS EMBLEMÁTICOS DE CRIMES CONTRA MULHERES OCORRIDOS NO CARIRI CEARENSE NO INÍCIO DO SECULO XX - Autoras : ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ; MARIA ODERLÂNIA TORQUATO LEITE .
  • UM ESTUDO DE GENERO A PARTIR DO ROMANCE O PADRE CÍCERO E O ROMEIRO - Autores : PAULA CRISTIANE DE LYRA SANTOS. 
  • DIZERES E FAZERES: MACHISMO, RELAÇÕES CONJUGAIS E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA REGIÃO DO CARIRI, CEARÁ - Autores : LEDA MENDES PINHEIRO; MARIA AMANDA S. GOMES; IARA MARIA S. RODRIGUES; ERIC KLEPTON DE O. BENICIO. 
  • A ESPADA QUE RASGA IDENTIDADES: TICA A RAINHA DO REISADO DO SANTO HELENA EM JUAZEIRO DO NORTE - Autores : RIBAMAR JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR; EMANUEL MARCONDES DE SOUZA TORQUATO;  LEDA MENDES PINHEIRO. 
  • HOMOAFETIVIDADE E HOMOFOBIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO CARIRI-CEARA.- Autor :GILNEY MATOS MOTA. 
  • MULHER VEM COLOCAR A JANTA DO TEU MARIDO! ALIMENTO E RELAÇÕES DE GÊNERO EM UM RITUAL DE RENOVAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS  - Autor : RICARDO JUSTINO DOS SANTOS
  • POLÍTICAS DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA, FAMÍLIAS E EQUIDADE DE GÊNERO - Autora : MARILEIDE BATISTA DE SOUZA. 

GT 8: JUAZEIRO DO NORTE DO PADRE CÍCERO, A CIDADE E A ECONOMIA: UM POLO DE MODERNIZAÇÃO IRRADIADOR NO SERTÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO.

Coordenadores:
Dr. Francisco do O' de Lima Júnior - URCA
Douglas Rodrigues Feitosa - Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido - UERN.

O presente Grupo de Trabalho - GT tem por objetivo reunir pesquisadores, estudantes e professores de diversas áreas para a discussão acerca do papel assumido pela Cidade do Padre Cícero como pólo de dinamização econômica do semiárido nordestino. Com o passar do tempo, em torno do significado histórico da figura do Padre Cícero e dos fatos a ele relacionados, Juazeiro do Norte tornou-se o principal centro urbano do interior do Ceará e sua localização faz com que assuma papel econômico de relevância numa vasta área que abrange quase todo o território do semiárido nordestino e transformou-se em núcleo da Região Metropolitana do Cariri - RM Cariri. Assim sendo, esta cidade vira lócus relevante que polariza os processos modernizantes na economia manifestados em fenômenos como: i) a crescente urbanização e seus movimentos decorrentes; ii) a diversificação em todos os setores da atividade econômica; iii) os processos migratórios; iv) a sua proeminência na rede urbana cearense com grande influência em todo o território do semiárido; v) a lógica empreendedora pautada na diversidade regional.O recente reconhecimento advindo com o processo de Reconciliação potencializa este conjunto de fatores. Neste sentido, o GT estará voltado para temas problematizados nestes elementos acima destacados abarcando pesquisas da Economia Regional, Administração, Turismo, Ciências Sociais, Geografia, História e áreas afins.

Sessão única: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • A imagem do Padre Cícero como representatividade e irradiação de cultura religiosa consumível- Autor: FAGNER JOSÉ DE ANDRADE.
  • Praça do Socorro: análise da movimentação comercial num espaço sagrado em Juazeiro do Norte (CE) - Autores: ISABELLE DE SOUZA FERREIRA.
  • Migração intra-estadual cearense: fluxos RMF-Interior e Interior-RMF - Autoras: ANTONIA JAINE DA SILVA PEREIRA; SILVANA NUNES DE QUEIROZ.
  • Juazeiro do Norte: a perspectiva urbana atual e a ideal na Terra do Padre Cícero  - Autores: DIEGO COELHO DO NASCIMENTO; FRANCISCO BERNARDO DE BARROS; JESSICA MONTEIRO FERREIRA;SHARA MARIA DE OLIVEIRA; CICERA KELICIANE DE BARROS.
  • O Lixo no contexto das romarias em Juazeiro do Norte - Autores: CIEUSA MARIA CALOU E PEREIRA.

GT 9: O BRASIL ENTRE MILAGRES E CONFLITOS: DIMENSÕES POLÍTICO-SOCIAIS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O XX

Coordenadores:
Ms. Jucieldo Ferreira Alexandre - URCA
Ms. Paulo Henrique Fontes Cadena - UFPE

Março de 1889: no pequeno povoado do Joaseiro, um fenômeno extraordinário teve lugar na capela de Nossa Senhora das Dores, atraindo levas de devotos à localidade e dinamizando deforma única a vida política, cultural e social dos sujeitos históricos daquele tempo. Novembro do mesmo ano: após quase cinquenta anos de reinado, Dom Pedro II foi deposto do trono, tendo início a República. A proposta deste Grupo de Trabalho é reunir pesquisas com temáticas relacionadas às últimas décadas do século XIX e início do XX, contexto de transição do Império para a República. A mudança de regime indicia contexto agitado, no qual questões essenciais para compreensão da sociedade brasileira da época se manifestavam. O colapso da escravidão e a problemática incorporação dos libertos à cidadania caminharam ao lado da ascensão de teorias científicas de cunho racial, inferiorizadoras de negros e mestiços. A separação entre Estado e Igreja foi permeada pelos debates entorno da ascensão de concepções políticas, científicas e religiosas - como o positivismo, espiritismo, socialismo, anarquismo, darwinismo, romanização, entre outras -, indutoras de novo vocabulário às culturas políticas do período. Os movimentos sociais urbanos e rurais apontavam para os limites da República, marcada por um liberalismo difuso, praticamente soterrado na violência e autoritarismo estatal e pela intensificação das práticas políticas oligárquicas a nível federal. Destarte, a difusão do "milagre em Joaseiro" a partir de 1889 é um simbólico indício de um recorte temporal tenso, dinâmico e contraditório, inspirador de pesquisas a serem comunicadas neste espaço de discussão.

Sessão única: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • O PADRE IBIAPINA E A ORGANIZAÇÃO SOCIAL: O CARIRI CEARENSE NA SEGUNDA METADE DOS OITOCENTOS E A MISSÃO IBIAPINIANA - Autores: JOHNNYS JORGE GOMES ALENCAR
  • STABAT MATER DOLOROSA: BREVE HISTÓRICO DO CULTO A NOSSA SENHORA DAS DORES NO CARIRI CEARENSE - Autores: JUCIELDO FERREIRA ALEXANDRE; PAULO HENRIQUE FONTES CADENA
  • CIDADES SAGRADAS - DA "ROMA CEARENSE" À JERUSALÉM SERTANEJA": A IGREJA CATÓLICA E O DESENVOLVIMENTO URBANO NO CEARÁ. SOBRAL E JUAZEIRO DO NORTE - Autor: AGENOR SOARES SILVA JÚNIOR
  • O BEATO JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS - Autor: ROBERTO DA SILVA
  • "...E ANDAVAM PARA O SUL, METIDOS NAQUELE SONHO...": OS DISCURSOS SOBRE OS TRABALHADORES NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NA SECA DE 1932. - Autoras: JULIANA DO NASCIMENTO FARIAS
    LUANA GONÇALVES BEZERRA
  • DO CORONELISMO AO ATIVISMO: UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES DE PODER, MOVIMENTOS SOCIAIS E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM JUAZEIRO DO NORTE DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XXI - Autores: IARA MARIA S. RODRIGUES; MARIA AMANDA S. GOMES; BRUNO BATISTA DA SILVA; THAIS DOS SANTOS PINHEIRO; LEDA MENDES PINHEIRO; ERIC KLEPTON DE O. BENICIO 

GT 10: RELIGIÃO E POLÍTICA

Coordenadoras:
Dra. Renata Marinho Paz - URCA
Ms. Fátima Pinho - URCA

Nos anos 90, em meio ao debate acerca da secularização e do desencantamento do mundo, o sociólogo norte-americano Peter Berger afirmava que, cada vez mais, a realidade contemporânea se tornava "furiosamente religiosa". Fatos recentes da história mundial e brasileira em larga medida corroboram esta perspectiva de Berger. A relação entre religião e política está presente no cotidiano das instituições e dos sujeitos. O Brasil, ao longo de sua história, espelha bem esta situação de borramento de fronteiras entre essas duas esferas. O acirramento de manifestações de intolerância, além da profusão de debates e lutas em torno da diversidade religiosa, envolvendo lideranças e comunidades religiosas, intelectuais, políticos e movimentos sociais revelam o quanto religião e política encontram-se de tal modo amalgamadas que se torna difícil separá-las.

Tomando como base esses pressupostos, a proposta deste Grupo de Trabalho é congregar discussões que tenham como base a relação entre religião e política, considerando suas diferentes possibilidades de interface, com destaque para 1) as análises sobre movimentos religiosos e tensionamentos políticos (como o caso de Juazeiro, por exemplo); 2) as relação entre religião e movimentos sociais; 3) religião e eleições.

Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • FESTA E POLÍTICA: O CORTEJO Á SAGRADA FAMÍLIA EM MARRECAS-CE  - Autora: JOANA BEZERRA RICARTE 
  • POLíTICA E RELIGIÃO: OS PODERES DE ESTADO NO VALE DO AMANHECER E SUA CHEGADA AO CARIRI CEARENSE - Autor: ANTONIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU
  • APROFUNDANDO O OLHAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS RELAÇÕES DE DISPUTA NO INTERIOR DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DA SERVA DE DEUS BENIGNA, NO MUNICIPIO DE SANTANA DO CARIRI - CEARÁ - Autoras: ANA GABRIELLA LEOPOLDINO LOPES CIDRÃO; RENATA MARINHO PAZ 
  • UM OLHAR REFLEXÍVEL SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DAS FRANCISCANAS  - Autoras: CÍCERA ADRIANA GONÇALVES LEITE; RENATA MARINHO PAZ
Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero
  • CULTURA VISUAL RELIGIOSA AFROBRASILEIRA E ICONOCLASTIA - Autor: ARTHUR GOMES VALLE
  • RELIGIOSIDADE, PODER E IMAGINÁRIO NO CARIRI CEARENSE: ENTRE REALIDADES E UTOPIAS  - Autor: CARLOS RAFAEL DIAS 
  • A FÉ SOBRE AS RODAS DA INFORMALIDADE  - Autor: MAURO NUNES CORDEIRO FILHO
  • O CORPO E OS SENTIDOS NA MISSA DA MISERICÓRDIA PROMOVIDA PELA COMUNIDADE FILHOS AMADOS DO CÉU (FAC) MISSÃO JUAZEIRO - Autores: FRANCISCO JAMERSON ALVES DE LIMA; RICARDO JUSTINO DOS SANTOS; RENATA MARINHO PAZ 

GT 11. IMAGENS DE JUAZEIRO: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE FOTOGRAFIA E CINEMA COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO/APRESENTAÇÃO DA CIDADE DO PADRE CÍCERO.

Trabalhos remanejados para os GTs 1 e 15.


GT 12: A PRESENÇA EVANGÉLICA EM TERRENO CATÓLICO: COMPREENDENDO A DIVERSIDADE RELIGIOSA NA TERRA DO PADRE CÍCERO

Coordenadoras:
Ms. Itamara Meneses - IFPE
Ms. Priscila Ribeiro - FAPCE

Os estudos sobre religião na cidade de Juazeiro do Norte, também conhecida como terra do "Padim Ciço" são muito expressivos. Pesquisas que se voltam na compreensão da dinâmica religiosa juazeirense pelo viés de um catolicismo, pautado, sobretudo, na devoção ao Padre Cícero enriquecem a compreensão religiosa local. Essa grande atenção pode ser explicada pelo fato de Juazeiro do Norte ser um dos maiores pólos de romarias do país, fator bastante interessante tanto para a religiosidade do município como para a economia. Não desconsiderando essa realidade, mas no esforço de ampliação de estudos sobre a questão religiosa no Juazeiro do Norte, o presente Grupo de Trabalho propõe pensar acerca de outras denominações religiosas que vem crescendo significativamente na cidade. A partir de um intenso trabalho de investigação realizado pelas coordenadoras do GT desde 2010, foi observado que a terra tida do Padre Cícero abarca uma diversidade religiosa inimaginável, considerando, sobretudo, a presença evangélica. Nesse sentido, acolheremos no GT trabalhos que flutuem sobre a temática religiosa para além do catolicismo. Instigamos pesquisadores a pensar a dinâmica religiosa juazeirense por um viés que não esteja atrelado somente ao sentido de crença proposto pelo catolicismo e fundamentado no santo, Padre Cícero. Observando a presença e o crescimento evangélico dentro de um contexto que tende a negar o seu aparecimento e permanência, pensamos ser muito interessante dialogar a partir dessa conjuntura. Dado isso, a proposta é acolher trabalhos que mergulhem sobre a temática religiosa, compreendendo outros sistemas de crenças, enfatizando a vertente evangélica devido ao crescimento que vem sendo percebido.

Sessão única: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • PADRE CÍCERO: SANTO DO POVO E DA ICAB - Autor: WAGNER PIRES DA SILVA 
  • DO PÚLPITO AO PALANQUE UMA BREVE HISTORICIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS EVANGÉLICOS NA POLÍTICA BRASILEIRA - Autora: FRANCISCA JAQUELINI DE SOUZA VIRAÇÃO
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E POLÍTICA: UM ESTUDO DAS MANEIRAS PELAS QUAIS FIÉIS E LÍDERES EVANGÉLICOS CONSTROEM SUAS REPRESENTAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA EM JUAZEIRO DO NORTE/CE - Autores: JOSÉ ERIVAN LIMA DE CARVALHO; LEMUEL DOURADO GUERRA 

GT 13: ROMARIAS, DIVERSIDADES E IDENTIDADE ETNICO-RACIAL

Coordenadoras:
Dra. Maria Telvira da Conceição - URCA
Dra. Cícera Nunes - URCA

O propósito deste Grupo de Trabalho é abrir um espaço de discussão e de diálogo sobre a diversidade histórica, cultural e étnico-racial que configuram o território das romarias, incluindo o Cariri cearense, profundamente marcado por uma diversidade significativa de expressões e práticas, entre as quais, as irmandades de penitentes, as renovações, as festas em homenagem aos santos católicos, os terreiros de candomblé, e a devoção ao Pe. Cícero dentre outras. Nesse cenário, a cidade de Juazeiro do Norte se constituiu ao longo do século XIX e XX como o principal centro desse amalgama histórico e cultural e racial. Interagir com pesquisadores e suas produções voltadas para as problemáticas que emergem desses cenários e se intercruzam na profundidade das inter-relações e interpelações que alimenta o campo histórico, social, cultural, identitário e racial da diversidade dos processos históricos e dos sujeitos em suas vivências concretas e singulares e inquietantes.

Sessão única: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • A COR DA DEVOÇÃO: AFRICANIDADE E RELIGIOSIDADE NA CULTURA ROMEIRA NO CARIRI CONTEMPORÂNEO - Autores: INGRID SÂMARA FÉLIX DOS SANTOS; MARIA TELVIRA DA CONCEIÇÃO
  • "UMA HIBRIDEZ HORRÍVEL":UMA LEITURA DA OBRA JOAZEIRO DO CARIRY DE ALENCAR PEIXOTO - Autora: DANIELA MÁRCIA MEDINA PEREIRA AGAPTO
  • " ANDAR COM FÉ EU VOU , QUE A FÉ NÃO COSTUMA A FALHAR": ANÁLISE ENTRE SAÚDE, RACISMO E RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE RURAL EM CRATO-CE - Autora: HAYANE MATEUS SILVA GOMES

GT 14: PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL E AMBIENTAL: DEBATES CONTEMPORÂNEOS

Coordenadoras:
Ms. Priscilla Régis Cunha de Queiroz -UFCA.
Ms. Cícera Patrícia Alcântara Bezerra -  UFCA

Atualmente os debates referentes aos bens culturais e ambientais se estabelecem principalmente pelas interfaces entre patrimônio, memória, cultura, identidade, meio ambiente e turismo, estas decorrentes de redefinições teórico-metodológicas vivenciadas nesses campos de estudos e atuação. Entendemos que por intermédio dessas interfaces é possível problematizar os diferentes papeis que o campo do patrimônio vem adquirindo nos últimos anos, seja no âmbito das Politicas Públicas, seja nos processos de legitimação de determinados grupos identitários. Neste sentido, a proposta do nosso Grupo de Trabalho é reunir pesquisas que de maneira interdisciplinar dialoguem com os campos do patrimônio histórico-cultural e ambiental de modo a construir reflexões acerca da trajetória histórica das ações de preservação de bens patrimoniais, bem como das apropriações desses instrumentos e discursos na produção/reinvindicação de determinadas territorialidades. Para tanto, abordaremos problemas que reverberam nas ações e mecanismos de proteção cultural e ambiental, no papel da Educação Patrimonial enquanto articuladora desses processos de apropriação, bem como na problematização da relação entre os discursos patrimoniais e os conceitos de identidade, cultura e memória na construção de uma multiplicidade de experiências históricas.

Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA AÇÃO DO PIBID-HISTÓRIA/URCA NA E.E.F.M. JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO, CRATO-CE - Autora: ANTÔNIA LUCIVÂNIA DA SILVA
  • DIÁLOGOS SOBRE O PATRIMÔNIO: PRÁTICAS EXTENSIONISTAS REALIZADAS PELA UFCA EM ICÓ-CE - Autores:  PRISCILLA RÉGIS CUNHA DE QUEIROZ; AMANDA TEIXEIRA DA SILVA; LUCAS ALEXANDRE DE OLIVEIRA 
  • PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL: O REISADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MEMÓRIA E IDENTIDADE - Autores: VANUSA ALEXANDRE FERREIRA.
  • MEMÓRIAS EM RUÍNA: A DECADÊNCIA DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE, TERRA DO PADRE CÍCERO - Autoras: AMANDA RAMILE ALVES BRANDÃO; CAROLINE MUÑOZ CEVADA 
  •  JUAZEIRO DO NORTE: MEMÓRIA E ARQUITETURA CONTADOS ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS - Autoras: HÉVILA RAYARA CRUZ RIBEIRO; CAROLINE MUNÕZ CEVADA
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DO INVENTÁRIO DA FESTA DE IEMANJÁ DO CEARÁ - Autores: JEAN SOUZA DOS ANJOS; ANTONIO GEORGE LOPES PAULINO
  • PONTAL DO PADRE CÍCERO: PROFETIZADO NO PASSADO, PLANEJADO NO PRESENTE E PROJETADO PARA O FUTURO - Autores: JOSÉ NILTON DE MENEZES MARINHO FILHO; JAHYRA HELENA PEQUENO DOS SANTOS 
Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero
  • COSTRUÇÃO DA CONCIÊNCIA AMBIENTAL: OS PRECEITOS ECOLÓGICOS DO PADRE CÍCERO E O PROJETO GUARDIÕES AMBIENTAIS - Autores:  OTONIEL MOREIRA LEITE LIMA; NORMELIA TEIXEIRA CORDEIRO
  • OS IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELOS ENGENHOS DE CANA NA REGIÃO DO CARIRI - Autora: GEIZA DANIEL DA SILVA
  • ANÁLISE COSMOLÓGICA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO BARRO BRANCO ALCINÓPOLIS- MS/BRASIL - Autores: ROSALVO IVARRA ORTIZ; THAIANE CORAL FERNANDES LIMA; ANE CAROLINE DOS SANTOS
  • A PEDRA DO SANTO: DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE COMO DESDOBRAMENTO DA ABERTURA DE PONTO DE RAPEL E ESCALADA - Autores: RAIMUNDO ERICK DE SOUSA AGAPTO; DANIELA MÁRCIA MEDINA PEREIRA AGAPTO
  • MEMÓRIA, CULTURA E NATUREZA: UM ESTUDO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL NA COMUNIDADE PEDRA BRANCA EM NOVA OLINDA/CE - Autora: JAKELINE PEREIRA ALVES
  • AS POLÍTICAS CULTURAIS E O TURISMO: REFLEXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI-RMC/CE - Autora: FRANCISCA KATHYANE MALHEIRO LINS
  • UM ESTUDO SOBRE A COERÊNCIA ENTRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BARÃO DE EXU - NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA

GT 15: PADRE CÍCERO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Coordenadora:
Dra. Sônia Meneses - URCA

Desde sua atuação religiosa em Juazeiro do Norte, Pe. Cícero lidou com aportes comunicacionais tanto para interagir com seus seguidores, como também para divulgar suas ideias para além de seus territórios. Figura emblemática e polêmica, também foi retratado em inúmeros veículos de comunicação regionais e nacionais, não por acaso, constantemente se tornou notícia em jornais de várias partes do país ainda em vida. Após sua morte, tais apropriações só aumentaram reeditando sua figura icônica em vários produtos: Filmes, documentários, fotografias, xilogravuras, livros, jornais, blogs, programas de tv, dentre muitos outros. O objetivo desse grupo temático é abrir espaço para o diálogo com pesquisas que invistam em trabalhos com diversos meios de comunicação e linguagens. A preocupação será debater sobre problemas, metodologias e fontes relacionadas a essas produções. Compreendemos que as últimas décadas do século XX e primeiras do século XXI tem nos colocado como desafio o lidar com um conjunto de novas linguagens e narrativas que advêm dos vários espaços comunicacionais. Assim, interessa-nos compreender com esses produtos operam e lidam com narrativas sobre esses fenômenos no tempo. Serão bem-vindas investigações que trabalhem com narrativas, práticas, memórias e representações sobre os fenômenos religiosos sobre a figura de Pe. Cícero como de outros acontecimentos religiosos presentes na Região do Cariri produzidas a partir dos meios de comunicação.

Sessão 1: 21/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • PADRE CÍCERO NAS GAZETAS: OLHARES SOBRE A DEVOÇÃO AO SACERDOTE MORTO (1934-1969) - Autora: AMANDA TEIXEIRA DA SILVA
  • CORREIO DO CARIRY X O REBATE: AS REPRESENTAÇÕES DO PADRE CÍCERO NA IMPRENSA CARIRIENSE - Autor: CÍCERO DANTAS DE QUEIROZ
  • CAPAS DE CORDEL DE PADRE CÍCERO DA ACADEMIA DOS CORDELISTAS DO CRATO (ACC) - Autora: CÉLIA CAMELO DE SOUSA
  • "OS OSSOS NA SEPULTURA, A ALMA NESTES PAPÉIS": ANÁLISE DAS CARTAS POLÍTICAS DO PADRE CÍCERO (1900-1934) - Autora: ROSANA PEREIRA MARINHO

Sessão 2: 22/03 - às 14h - Escola Padre Cicero

  • "A CONSTRUÇÃO DO ACONTECIMENTO MIDIÁTICO: REFLEXÕES SOBRE A SEDIÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE NAS PÁGINAS DA IMPRENSA CARIOCA" - Autoras: ANA JULIA GOMES DE OLIVEIRA; BARBARA ALMEIDA DE OLIVEIRA; SÔNIA MENEZES 
  • PELA MORALIDADE E OS BONS COSTUMES: O TEATRO COMO VITRINE DOS VALORES SOCIAIS CRATENSES NA DÉCADA DE 1940 - Autora: MARTA REGINA DA SILVA AMORIM
  • CULTURA E POLÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DE CAMPANHA NAS ELEIÇÕES DE 2012 EM ARARIPE-CE - Autora: CÍCERA ANDRADE FERREIRA DE LIMA
  • IMAGENS POLISSÊMICAS: AS XILOGRAVURAS DE ABRAÃO BATISTA  Autora: TEREZA CÂNDIDA ALVES DINIZ


TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM POSTER:


  1. (RE) PENSANDO O PATRIMÔNIO: O SEMINÁRIO SÃO JOSÉ COMO UM LUGAR DE MEMÓRIA - Autores: JOANA BEZERRA RICARTE; MATEUS PINHEIRO
  2. A PRESENÇA DA RELIGIÃO NO PROCESSO POLÍTICO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ  - Autores: ROBERTA MARIA ARRAIS BENÍCIO FRANCISCO RAFAEL PEIXOTO DE ALENCAR FRANCISCO GEOVANNE LORETO DUARTE IGOR HENRIQUE SILVA SOUZA LEANDRO SILVA RIBEIRO MÁRCIA PEREIRA DA SILVA FRANCA 
  3. COMERCIO E ROMARIAS EM JUAZEIRO DO NORTE - Autor: MARCOS ANTÔNIO ALVES DE SOUSA
  4. CONDIÇÕES DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM NA ROMARIA DE FINADOS DE JUAZEIRO DO NORTE-CE - Autoras: GABRIELA GUEDES MACIEL; MARIA NIVANIA FEITOSA BARBOSA
  5. JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO: UMA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA ECONÔMICA NA CONTEMPORANEIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE -  Autores: NATANAEL PESSOA LUSTOZA; MARIA DE FÁTIMA DE MORAIS PINHO 
  6. PADRE CÍCERO E AS DIMENSÕES RELIGIOSAS DE LUTAS SOCIAIS E TURÍSTICAS: SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO NORDESTE - Autores: ANTONIO JALDESMAR DA COSTA; ALDINEIDE ALVES DE OLIVEIRA; MARIA DANIELE CRUZ DOS SANTOS 
  7. POLÍTICAS PÚBLICAS E TRABALHO INFORMAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - Autor: DAVID MELO VAN DEN BRULE 
  8. PUBLICIDADE E DIREITOS DO CONSUMIDOR ROMEIRO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - Autores: ISABELLE SANTOS DE SOUZA VIEIRA; FRANCISCO MÁRIO DE SOUSA SILVA; JEFERSON ANTUNES; ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ; VERÔNICA SALGUEIRO DO NASCIMENTO
  9. RELIGIOSIDADE, CULTURA E PROCESSO SAÚDE-DOENÇA NAS ROMARIAS DO PADRE CÍCERO EM JUAZEIRO DO NORTE - Autor: JOÃO PAULO XAVIER
  10. PROJETO CHAPÉU DE PALHA: PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE BOCA NAS ROMARIAS DE JUAZEIRO DO NORTE CE - Autor: PAULO LEONARDO CELESTINO OLIVEIRA
  11. O QUE É O CÂNCER DE BOCA? A PERCEPÇÃO DOS ROMEIROS DE JUAZEIRO DO NORTE CE - Autores: EDNARDO DE MATOS OLIVEIRA, ANGILLIS KATTHRIANNE OLIVEIRA LOPES, CAIO VINICIUS TEXEIRA NOGUEIRA, PAULO LEONARDO CELESTINO OLIVEIRA
  12. TODO AMOR É SAGRADO: ESTUDO DAS FORMAÇÕES ALTERNATIVAS DE FAMÍLIA  - Autor : ÍTALO RUAN TAVARES SAMPAIO 

© 2016 V SIMPÓSIO INTERNACIONAL PADRE CÍCERO - Identidade Visual do Evento: Álisson Flor e Charles Lessa               Todos os direitos reservados 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora